Ponto Cruz


Ponto cruz é um trabalho fácil e que requer pouca habilidade com agulha e linha para aprender. Pode-se usar qualquer livro de ponto cruz (nacional ou importado). Os gráficos que auxiliam na execução do trabalho possuem um símbolo para cada cor de linha. É necessário que se tenha à mão, linha, agulha e tecido de trama simétrica. Recomenda-se iniciar por um projeto pequeno.
SOBRE OS GRÁFICOS: Cada quadrado do gráfico representa um espaço onde poderá ser feito um ponto de cruz. O símbolo mostrado no quadrado especifica a cor a ser usada e é mostrado na lista de símbolos de cores. Os fabricantes usam números para representar as cores. Elas são universalmente iguais, por isso, o resultado será perfeito.
SOBRE OS TECIDOS: Nós temos "etamine", "cânhamo" e "linho" para ponto cruz. Por definição, estes tecidos são feitos com a mesma quantidade de fios na horizontal e na vertical . O ponto cruz é feito na intercessão dos fios. Pelo fato de o número de fios em cada direção ser igual, cada ponto de cruz será do mesmo tamanho e, perfeitamente quadrado (exceto no "linho").
SOBRE OS FIOS: O mais popular de todos os fios para ponto de cruz é a linha de algodão com seis fios, mundialmente conhecida como mouliné. Ela pode ser dividida em um, dois ou mais fios ao mesmo tempo. A maioria dos gráficos traz listadas as referências de meadas Anchor e DMC.
SOBRE AS AGULHAS: Agulhas pequenas, sem ponta, para tapeçaria, tamanhos 22, 24 e 26 são usadas para bordar. Quanto maior for o número, menor será a agulha. Use um tamanho de agulha que lhe facilite a colocação dos fios solicitados. Não utilize uma agulha grande para uma trama pequena, o que pode prejudicar a própria trama do tecido. A agulha com a linha precisa deslizar perfeitamente pela trama do tecido. Para se ter um trabalho confortável, sugere-se de usar a linha com 50cm de comprimento.
COMEÇANDO A BORDAR!!
1- Para começar, separe os fios um a um separadamente e os realinhe para passar pela agulha. Comece o seu bordado deixando pelo lado direito, perto do seu ponto inicial, 4cm de linha para este ser arrematado posteriormente (método usado para 3 fios). Para terminar uma linha e começar uma nova, próximo aos pontos existentes, arrematar pelo avesso o ponto final da linha nos pontos já existentes. Quando possível, arremate usando tom sobre tom. O ideal para você bordar o seu trabalho será sempre começando da esquerda para a direita e de cima para baixo do seu gráfico (no tecido).
2- Método para ser usado em números pares (2, 4 e 6). Separe um fio de 1 metro, junte as duas pontas formando assim uma argola. Coloque as duas pontas na agulha insira no seu ponto inicial, de baixo para cima, deixando 4cm de fio no avesso, faça o seu meio ponto, arrematando este mesmo fio na argola já existente pelo avesso